Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

@Catarina Maria

Seg | 19.12.16

Presentes de Natal Homemade

Olá gente gira!!!
Hoje trago-vos mais umas ideias para presentear alguém especial neste Natal. Desta vez trago-vos presentes Homemade, ou seja, feitos em casa! Acho que um presente feito por nós tem outra essência, é algo que foi feito de prepósito para nós e teve muita dedicação e amor, e é sem dúvida um presente único, é um presente onde não encontramos à venda em lado nenhum.

Presentes

Eu adoro cozinhar e nesta época do ano e até mesmo durante o ano gosto de ir preparando presentes consumíveis para oferecer a amigos e família. Gosto de me dedicar às coisas com amor e dedicação e surpreender aquelas pessoas especiais com estes presentes que se comem.
Presentes que gosto de ir fazendo ao longo do ano são os licores porque precisam, por norma, de alguns meses para a macerar e depois de feitos aguentam bastante tempo. Os doces, geleias e marmeladas aproveitando a fruta da época, os doces depois de feitos também aguentam muito bem até ao Natal, porque o açúcar ajuda na sua conservação. E sal aromatizado.

Este ano fiz licor de morango, este licor é muito simples de fazer porque mete-se tudo num frasco e deixa-se macerar durante uns meses e fica pronto.

Presentes

Ingredientes:
500gr de morangos (bem lavados e sem rama)
1L de aguardente (se usarem uma boa aguardente melhor vai ficar o resultado final)
750gr de açúcar (eu uso o amarelo porque é mais doce e acho que no fim não fica um licor muito agressivo)
1 pau de canela

Preparação: coloquem todos os ingredientes num frasco de boca larga e deixem macerar durante 8 a 10 dias ou até os morangos ficarem sem cor, tendo sempre o cuidado de ir mexendo todos os dias para o açúcar se dissolver. (Eu deixo sempre esta mistura ficar macerar durante vários meses para que o álcool da aguardente se evapore um pouco e para que o licor fique mais doce). Antes de engarrafar o licor passem por um coador de pano, façam umas etiquetas para identificar o licor e está pronto a oferecer.
Outros licores que tenho feito e deixo aqui a receita é o licor de café e licor de marmelo

Licor de Café
Ingredientes:
100gr de grãos de café
2 estrelas de anis
500ml de aguardente
500gr de açúcar
350ml de água

Preparação: Numa frigideira torrem os grãos de café, sem queimar. Pisar grosseiramente os grãos e coloquem num frasco de boca larga com a aguardente e as 2 estrelas de anis e deixem macerar durante 15 dias, num sítio escuro e agitando todos os dias. Passado esse tempo dissolvam num tacho a água com o açúcar e levem ao lume até formar um ponto fraco. Deixem arrefecer. Coem a mistura do café com a aguardente e juntem à calda de açúcar guardando num frasco durante alguns meses, agitando de vez em quando, para que o licor tome o doce da calda e perca um pouco de álcool. Passados 1 a 2 meses passem o licor por um coador de pano e está pronto a ser engarrafado.

Licor de Marmelo:


Presentes

Ingredientes:
5 - 6 marmelos pequenos (bem lavados e cortados aos pedaços)
2 estrelas de anis
1L de aguardente
500gr de açúcar
300ml de água

Preparação: Coloquem os marmelos em pedaços num frasco de boca larga com a aguardente e as estrelas de anis e deixem macerar num locar escuro durante 1 a 2 meses. Passado esse tempo coloquem num tacho a água e o açúcar e deixem ferver durante 5 min. Deixem arrefecer. Coem a mistura dos marmelos com a aguardente e juntem a calda de açúcar, guardem num frasco durante umas semanas, agitando de vez em quando, para que o licor tome o doce da calda e perca um pouco de álcool. Passem o licor por um coador de pano e está pronto a ser engarrafado.

Depois há aqueles presentes que devemos fazer mais perto do Natal porque a conservação não é tão grande, é o caso das bolachas, bombons, gomas, azeite aromatizado, bolos, preparados para bolachas, panquecas, crepes, bolos e cappuccino.

Este ano fiz um preparado para cappuccino aquece corações e juntamente com este preparado podemos oferecer uma caneca que pode ser personalizada por nós ou não.  Deixo aqui a ideia que a Andreia Rodrigues dá no seu blog Coisas Nossas que achei giríssimo http://coisasnossas.pt/canecas-personalizadas-rapido-divertido-e-barato/
Esta receita foi tirada de um blog que eu sigo à muito tempo e que adoro, A Economia Cá de Casa da Joana Roque.

Presentes

Ingredientes:
300gr de leite em pó
1 saqueta de chantilly fixe 
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
3 colheres de chá de cacau em pó
150gr de café solúvel
50gr de açúcar

Preparação: Misturar bem todos os ingredientes e colocar em saquinhos ou frascos (eu encontrei estes saquinhos na loja do chinês), por fim basta fazerem umas etiquetas com o modo de preparação.
Para preparar a bebida, misturar 3 colheres de chá bem cheias de preparado e juntar 200ml de água a ferver.

Esta semana vou fazer as gomas caseiras para oferecer aos mais novos. Para quem é louco por gomas como eu até se vão esquecer das gomas de compra, porque estas para além de serem bastante boas são muito mais saudáveis.

Presentes

Ingredientes:
1 saqueta de gelatina à vossa escolha
20gr de gelatina em pó neutra (2 saquetas)
200ml de água

Preparação: Eu costumo fazer na bimby mas podem facilmente fazer do modo tradicional.
Na Bimby basta colocarem todos os ingredientes no copo e programar 10seg /vel 4 e depois 5 min/100º/vel 2. Assim que terminar é só encher as formas de silicone (as formas para chocolates são ideais porque são mais pequenas) e levar ao frigorífico até ficarem firmes, demora 1 a 2 horas.
No modo tradicional é só misturar todos os ingredientes num tacho e levar ao lume mexendo sempre, durante 5 minutos. Depois basta colocar também nas formas de silicone e levar ao frigorífico.

Espero que gostem das minhas sugestões Homemade e que façam algumas para presentear aquelas pessoas que tanto gostam.

@Catarina Maria